sexta-feira, 6 de abril de 2018

Parecer Descritivo na Educação Infantil: O que escrever?



Olá amigos, estamos chegando ao final de mais um ano, vejo que é comum a angústia de muitos professores em terminarem os relatórios finais dos pequenos que estão aos seus cuidados na sala de aula.
Abaixo, segue um modelo de relatório a ser desenvolvido na Educação Infantil, esperamos que gostem

QUAL FOCO DO SEU REGISTRO?
Defina sobre o que quer falar: há 3 tipos de registros: sobre atividade, rotina ou sobre as crianças.

SOBRE UMA ATIVIDADE:
Qual foi a proposta, o material utilizado, como a turma se organizou e de que forma a atividade se desenvolveu, explore os seus resultados.

SOBRE A ROTINA DE CLASSE:
Quais foram os alunos que faltaram, quem se alimentou, quem se recusou a comer? quais crianças choraram, quais demonstraram mais entrosamento ou mesmo problema de comportamento, como foram resolvidos os problemas encontrados durante o dia?

SOBRE UMA CRIANÇA
Desenvolvimento de cada criança durante a etapa avaliativa, registre de forma individual o máximo que puder, destaque também quem teve mais entrosamento e desenvoltura no coletivo, como se apresentaram os aspectos cognitivos e emocionais da criança? Como desenvolveram estratégias para resolverem conflitos internos?.

CRIE UM PORTFÓLIO PARA VISUALIZAR A EVOLUÇÃO DA CRIANÇA.
O portfólio é um potente instrumento de avaliação do indivíduo, por meio dele, o professor e responsáveis pela criança poderão acompanhar de perto como anda o desenvolvimento de seu pequenino.

REFLITA DIARIAMENTE SOBRE SEU PAPEL JUNTO AOS ALUNOS.
O professor reflexivo torna-se peça chave para o desenvolvimento de seus alunos. Lembre-se que, você é o ponto de referência de muitos, reflita sobre isso.

ESTE E OUTROS MATERIAIS VOCÊ TAMBÉM PODE ENCONTRAR NO SITE naescola.eduqa.me.

0 comentários:

Postar um comentário