Atividade de alfabetização 1ºano - Letra L

A atividade de alfabetização disponibilizada abaixo consiste no aprimoramento da leitura com base na letra L.
No ciclo de alfabetização os alunos são expostos à apresentação de todas as letras do alfabeto, em busca do aprimoramento de sua leitura e escrita, autonomia no ato de ler, reconhecer os grafemas, separar sílabas, compreender as sílabas formadas por CV, VCV, CCV. 
 Alfabetizar é trabalhar com a apropriação pelo aluno da ortografia do português do Brasil escrito, compreendendo como se dá este processo (longo) de construção de um conjunto de conhecimentos sobre o funcionamento fonológico da língua pelo estudante. Para isso, é preciso conhecer as relações fono-ortográficas, isto é, as relações entre sons (fonemas) do português oral do Brasil em suas variedades e as letras (grafemas) do português brasileiro escrito. Dito de outro modo, conhecer a “mecânica” ou o funcionamento da escrita alfabética para ler e escrever significa, principalmente, perceber as relações bastante complexas que se estabelecem entre os sons da fala (fonemas) e as letras da escrita (grafemas), o que envolve consciência fonológica da linguagem: perceber seus sons, como se separam e se juntam em novas palavras etc. Ocorre que essas relações não são tão simples quanto as cartilhas ou livros de alfabetização fazem parecer. Não há uma regularidade nessas relações e elas são construídas por convenção. Não há, como diria Saussure, “motivação” nessas relações, ou seja, diferente dos desenhos, as letras da escrita não representam propriedades concretas desses sons.
Elencamos os objetivos de aprendizagem, de acordo com a BNCC ensino fundamental.

* (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

* (EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.




Atividade de alfabetização 1ºano - Letra L Atividade de alfabetização 1ºano - Letra L Reviewed by Rafael Nascimento on 11:15 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.