Leitura e interpretação de texto - 2º ano

Olá professores, estão em busca de atividade de leitura e interpretação de texto? Temos uma disponível para download. 
Trata-se de uma atividade de alfabetização no campo da leitura e interpretação de texto para turma de segundo ano. Nela, você encontrará o trecho do texto O bode e a bota, da autora Mary França. 

Um pouco sobre Mary França:
Mary e Eliardo França formam um dos pares mais conhecidos da literatura infantil, sobretudo pela autoria da coleção Gato e Rato, dedicada especialmente à criança que está sendo alfabetizada. Mary França estreou na literatura infantil em 1973, com o livro O menino que voa. Em 1978, já em parceria com Eliardo, publicou os primeiros livros da coleção Gato e Rato, cujo texto vivo e lúdico e as belíssimas ilustrações já encantaram milhares de crianças brasileiras e estrangeiras.
Mary França e Eliardo nasceram na cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais. Conheceram-se em Juiz de Fora, casaram-se e hoje moram nessa cidade, onde também vivem seus filhos e netos. Além de uma bela família, a união vem rendendo também vários frutos literários. Em mais de 30 anos dedicados à literatura infantil, o casal já soma mais de 300 livros publicados, quase todos com texto de Mary e ilustrações de Eliardo.

Assim como os autores acima, nossa atividade também foca o período de alfabetização. 
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como codigo de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações, sendo chamada de alfabetismo a capacidade de ler, compreender, e escrever textos, e operar números. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, ressignificar e produzir conhecimento. Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.
A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
De acordo com leitura e pesquisa da BNCC ensino fundamental, elencamos os seguintes objetivos de aprendizagem:

EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.




Leitura e interpretação de texto - 2º ano Leitura e interpretação de texto - 2º ano Reviewed by Rafael Nascimento on 13:04 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.