Leitura e interpretação de texto - poema 2º ano

Vejam professores dos anos iniciais do ensino fundamental esta interpretação de poema para sua classe de 2º ano.
Esta atividade com poema permite ao aluno a leitura e interpretação textual, aprimoramento da leitura, desenvolvimento da leitura com sensibilidade, imaginação e oralidade.
Nas aulas de língua portuguesa, incentive seu aluno a ter contato com a leitura de poemas, pois é um momento rico para que o aluno tenha o hábito da leitura de maneira prazerosa. 
No currículo escolar da matriz de língua portuguesa o uso da leitura de poemas é parte dos conteúdos a serem ensinados em classe.
O que é um poema?
Poema é um gênero textual dividido em estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos (não tendo um número exato). Introduzidos pelo sentido das frases - e mais raramente em conversa - em que a poesia, forma de expressão estética através da língua, geralmente se manifesta. Além dos versos, não obrigatoriamente, fazem parte da estrutura do poema as estrofes, a rima e a métrica.
Conforme a disposição dos versos e dos outros elementos estruturais, os poemas podem receber classificações ou nomes específicos (ou ser considerados gêneros literários próprios) tais como rapanha, haikai, poema-colagem, soneto, poema-dramático, poema-figurado, epopeia, etc.
Fortemente relacionado com a música, beleza e arte, o poema tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, os poemas eram cantados. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma grande importância.
Um poema também faz parte de um sarau (que faz reuniões para casas particulares durante a noite fazendo artes, canções, poemas, poesias para outra pessoa).
Diferencia-se poema, gênero textual em verso em que na maioria das vezes há poesia, de poesia, que são frases que emocionam, tocam a sensibilidade e sugerem emoções por meio de uma linguagem.


Leitura e interpretação de texto - poema 2º ano Leitura e interpretação de texto - poema 2º ano Reviewed by Rafael Nascimento on 13:45 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.