Portfólio de educação Infantil – 12 páginas
Portfólio de educação infantil para imprimir.
Olá amigos, tudo bem? Procurando atividades para educação infantil?
Temos uma dica valiosa para vocês.
Quando iniciamos o trabalho com educação infantil sempre nos preocupamos em como trabalhar, o que trabalhar e como realizar a abordagem.
O trabalho com portfólio é uma ferramenta maravilhosa para avaliação escolar.
De várias maneiras podemos abordar o trabalho com esta ferramenta pedagógica.
O QUE É PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL?
O uso do portfólio na Educação Infantil é um ato mapeado pelo desejo de formar, formar para a vida, para a cidadania, envolvendo educador e educando, descobrindo a diversidade implícita em cada um.
Podemos afirmar que usamos o portfólio respeitando as diferenças, garantindo um relatório fidedigno e coerente para o final de cada bimestre pedagógico e assegurando uma ampla análise e reflexão sobre o perfil do educando.
A dualidade que envolve o processo de avaliação traz um novo olhar, uma nova percepção do que devemos refletir pedagogicamente sobre o conceito de avaliar.
O dia a dia na sala da Educação Infantil é revivido por um aprendizado compartilhado entre o educador e o educando, com jogos, brincadeiras, interpretação e reconto das histórias infantis (contos de fadas).
Sabemos que essa prática é determinante para os educandos nessa etapa. Aguçar a leitura e sua interpretação será uma das prioridades na abertura de janelas e portas para o mundo do conhecimento, o primeiro passo para as descobertas de uma viagem sem fim no mundo encantado das letras, o início da alfabetização e do letramento.
Entendemos, enquanto conceito, que o portfólio de Educação Infantil também possibilita identificar quais os reais objetivos da aprendizagem, quais foram cumpridos e quais não foram alcançados. Ele se apresenta em três modelos: particular, de aprendizagem e demonstrativo.
O portfólio na Educação Infantil é construído (montado) de várias maneiras cujo objetivo é anexar as atividades diversas, como recortes, colagem, fotos, atividades desenvolvidas através da linguagem oral e escrita, pictórica, matemática, todas comprometidas com o tema que está sendo trabalhado no bimestre.
Esse instrumento também tem sido um dos mais utilizados pela Pedagogia Construtivista devido ao seu caráter reflexivo e dinâmico, proporcionando ao educador uma reflexão crítica sobre o material coletado e uma avaliação processual, numa perspectiva mais ampla do saber, da qualidade e construção desse saber, da forma de pensamento que caracteriza o educando.