Sequência numérica – 2º ano
Sequência numérica 2º ano para imprimir.
Olá amigos, tudo bem? Preparados para mais uma atividade de matemática envolvendo sequência numérica para 2º ano?
Hoje vamos explorar a contagem, reconhecimento numérico, registro e início do pensamento lógico que introduz a multiplicação.
Mas qual sentido de se falar em multiplicação? Sim, a multiplicação também envolve a contagem sequencial, ou seja, sequência numérica.
Portanto, com clip art muito fofo, pensamos esta atividade para que você permita que os alunos desenvolvam sua contagem e registro numérico.
O que é sequência numérica?
Ao pesquisar o assunto sobre o que é sequência numérica, encontrei uma boa explicação no site Mundo Educação. De acordo com o site:
Sequência é todo conjunto ou grupo no qual os seus elementos estão escritos em uma determinada ordem.
No estudo da matemática estudamos um tipo de sequência: a sequência numérica. Essa sequência que estudamos em matemática é composta por números que estão dispostos em uma determinada ordem preestabelecida.
Ao representarmos uma sequência numérica, devemos colocar seus elementos entre parênteses. Veja alguns exemplos de sequências numéricas:
• (2, 4, 6, 8, 10, 12, … ) é uma sequência de números pares positivos.
• (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11…) é uma sequência de números naturais.
• (10, 20, 30, 40, 50…) é uma sequência de números múltiplos de 10.
• (10, 15, 20, 30) é uma sequência de números múltiplos de 5, maiores que cinco e menores que 35.
Para continuar a leitura sobre o assunto, sugiro que clique aqui.
Como trabalhar sequência numérica?
Para estas atividades você precisará abordar a contagem numérica e registro de números.
Como dito acima, é uma introdução mesmo que sem perceber da multiplicação. A multiplicação também trabalha a contagem e sequência numérica, o mesmo que você irá abordar aqui.
Sequência numérica é uma sucessão finita ou infinita de números obedecendo uma determinada ordem definida antecipadamente.
Sequência é sucessão, encadeamento de fatos que se sucedem.
É comum percebermos em nosso dia a dia conjuntos cujos elementos estão dispostos em certa ordem, obedecendo a uma sequência.
Na matemática, a sequência numérica ou sucessão numérica corresponde a uma função dentro de um agrupamento de números.
De tal modo, os elementos agrupados numa sequência numérica seguem uma sucessão, ou seja, uma ordem no conjunto.
Estas e outras atividades de matemática tem como objetivo o desenvolvimento do aluno. A interação com os números, com pensamento e o raciocínio lógico, bem como a resolução de diversas atividades que exijam sua autonomia para resolvê-los.
De acordo com a BNCC ensino fundamental, você poderá trabalhar:
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).
(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
As habilidades que podem ser trabalhadas serão: Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero), Composição e decomposição de números naturais, Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração.
Convido você a conhecer nosso site e também nosso Instagram: @clickseducativos.
Tem muita coisa esperando por você lá!
Abraços amigos!