20 Problemas de matemática 4º ano

0

Problemas de matemática 4º ano contendo cinco folhas para imprimir.

Neste desafio de matemática exploramos o raciocínio lógico da criança com a leitura dos probleminhas de matemática.

Constantemente somos desafiados a inúmeras situações, uma delas com o desafio de matemática em sala de aula. Portanto, decidi compartilhar com vocês estes problemas de matemática 4º ano.

Na aula de matemática é comum encontrarmos alunos que amem a disciplina, no entanto, possuem dificuldade de ler e interpretar o probleminha. Hoje, estes exercícios de matemática abordam as operações matemáticas com tema cidade, festa de aniversário e passageiros de ônibus entre outros. Portanto, são temas que não fogem ao conhecimento prévio dos alunos, tão pouco fogem de sua realidade.

PROBLEMAS DE MATEMÁTICA 4º ANO E A BNCC ENSINO FUNDAMENTAL

A BNCC ensino fundamental traz o conhecimento matemático como necessário para todos os alunos, assim sendo, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos
críticos, cientes de suas responsabilidades sociais.

A Matemática não se restringe apenas à quantificação de fenômenos determinísticos – contagem, medição de objetos, grandezas – e
das técnicas de cálculo com os números e com as grandezas, pois
também estuda a incerteza proveniente de fenômenos de caráter
aleatório.

A Matemática cria sistemas abstratos, que organizam e
inter-relacionam fenômenos do espaço, do movimento, das formas
e dos números, associados ou não a fenômenos do mundo físico.

Esses sistemas contêm ideias e objetos que são fundamentais para a
compreensão de fenômenos, a construção de representações significativas e argumentações consistentes nos mais variados contextos.

De acordo com a BNCC ensino fundamental, com estas atividades de matemática você poderá explorar e trabalhar:

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

problemas de matemática 4º ano
Problemas de matemática 4º ano

Tratamos especificamente nestas atividades de matemática trabalhar com a resolução das quatro operações básicas envolvidas nestes problemas de matemática 4º ano.

A sugestão para o trabalho com estas atividades é que, antes de iniciar, realize a leitura com os alunos, peça uma leitura individual, instigue a análise dos alunos, o raciocínio lógico e a interpretação, compreensão do que está lendo.

Pode ser uma tarefa difícil, no entanto, precisamos tentar. Os alunos podem olhar de cara feia, brigar, se negar a fazer mas a escola é o local que precisa ser pensado como o estimulador e agregador de conhecimentos, é uma tarefe que pode ser difícil, como também não.

Sabemos que o resultado de tudo, depende da abordagem. Ouça mais, proporcione novos momentos com os alunos, tente uma didática diferente, falo isso, porque sempre vejo professores perguntando o que fazer para aprimorar suas aulas, eu também passo por isso.

Então refletindo cheguei a conclusão que, as vezes, passa despercebido como agimos na correria, no impulso e deixamos muita coisa de lado, uma delas, o momento da conversa, reflexão e exposição de opiniões dos alunos.

Basta um tempo, as vezes considerado muito preciso para dar conta dos conteúdos para chegar ao aluno, para dar espaço aos demais, mas vamos nos concentrar, permitir mais, abrir mais espaço e incentivar que nossos alunos participem mais.

problemas de matemática 4º ano
problemas de matemática 4º ano
problemas de matemática 4º ano
problemas de matemática 4º ano
problemas de matemática 4º ano
problemas de matemática 4º ano
problemas de matemática 4º ano
problemas de matemática 4º ano
problemas de matemática 4º ano
problemas de matemática 4º ano
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.