Exercício de Português 5º ano

0
Esta atividade de português 5º ano traz para você professor a revisão escolar dos conceitos da grade da disciplina de língua portuguesa. 
O exercício de português desta postagem vem em três folhas e você poderá, primeiro, fazer um breve levantamento do conhecimento prévio dos alunos a respeito dos conteúdos trabalhados em língua portuguesa 4º ano.
Os conceitos aqui abordados refletem em: encontro vocálico, ditongo, tritongo e hiato, além disso, temos também a classificação silábica com monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba. 
Nesta atividade de português 5º ano os alunos terão a autonomia de, após conversar com colegas de classe e professor, resolver as atividades propostas.

Se preferir, o professor poderá apenas ter uma cópia para anexar em seu caderno e passar os demais exercícios de língua portuguesa 5º ano no quadro negro. 
Apenas para relembrar:
Classificação silábica  quanto ao número de sílabas: 
As palavras podem ser classificadas também quanto ao número de sílabas: palavras de uma sílaba só são monossílabas, duas sílabas são chamadas de dissílabas, três sílabas são as trissílabas e as palavras de quatro sílabas ou mais são chamadas de polissílabas.


Classificação por encontro vocálico:
Classificação do encontro vocálico: ditongo, hiato e tritongo. 
DITONGO -> é o encontro de uma vogal e uma semi-vogal pronunciadas na mesma sílaba. 
HIATO -> é o encontro de duas vogais pronunciadas em sílabas separadas. 
TRITONGO -> é o encontro de três vogais pronunciadas na mesma sílaba.



você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.