Interpretação de texto 3º ano – A onça e a raposa

0
Atividade de interpretação de texto A onça e a raposa ideal para alunos do terceiro ano. Esta atividade de 3º ano tem como objetivo o trabalho com fábulas pequenas
Atividades com fábulas proporcionam uma interação com a leitura, os alunos ficam entusiasmados, devido características da fábula que os animais falam e também possui sempre uma moral na história.
Mas, conversando um pouco mais…

O que são fábulas?

Do Latim, Fábula significa “história, jogo ou narrativa”. Enquanto gênero discursivo, é desenvolvida a partir dos elementos essenciais característicos dos tipos de textos narrativos, como personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante), narrador (personagem, observador ou onisciente), foco narrativo (1º ou 3º pessoa), tempo (cronológico ou psicológico) e espaço (onde acontece a história).
Com relação às características do gênero fábula, podemos dizer que se trata de uma composição literária em prosa e, de maneira geral, bastante breve. Os personagens das fábulas são animais que se personificam, ou seja, adquirem características dos seres humanos.
É relevante destacarmos que existem outros gêneros discursivos narrativos bastante próximos à Fábula, diferenciando-se apenas com relação aos tipos de personagens que aparecem nos textos, como é o caso do Apólogo (objetos, seres inanimados e partes do corpo de seres vivos) e da Parábola (apenas seres humanos).

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.