Plano de aula com Dança e Movimento na Educação Infantil

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Objetivo(s) 
·        
Conhecer e valorizar as possibilidades
expressivas do próprio corpo
·        
Comunicar, através do movimento, emoções
e estados afetivos
Conteúdo(s) 
·        
Expressividade / Dança
Ano(s) 
Creche
Tempo
estimado 
1 aula
Material
necessário 
·        
Pedaços de tecido leve (quadrados de
50×50 cm)
·        
Aparelho de som
Espaço
Uma sala
grande. Se não houver um espaço sem móveis, prepare a sala antes, afastando
mesas e cadeiras, privilegiando o espaço central. A música é muito importante e
a cada momento da atividade vamos apresentar uma sugestão.
Desenvolvimento 

etapa 
Introdução
Não há dúvida
que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram seus
estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e brincam
ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão corporal
é reveladora do que sentem. Henri Wallon nos lembra que a criança pequena
utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se
projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados,
sensações, idéias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o
professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam
conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.
As crianças e
você também – devem estar descalças e usando roupas confortáveis!
Comece
reunindo as crianças. A música pode ser alegre, como A Canoa Virou (Palavra
Cantada, CD Cantigas de Roda). Sentados no chão numa grande roda, com as pernas
estendidas, proponha que brinquem de massa de pés: todos devem chegar para a
frente arrastando o bumbum até que os pés de todos se toquem. Os pés se agitam
se acariciam, ora mais lentamente, ora mais rapidamente. Você pode enriquecer a
brincadeira, sugerindo:
·        
O meio da roda é uma piscina!
·        
O meio da roda é uma grande gelatina!
·        
O meio da roda é um tapete de grama!

etapa 
Peça que
todos se deitem no chão. Coloque uma música no aparelho de som. É importante
que seja uma música alegre, que estimule as crianças a se movimentar, porém sem
excitá-las demais. Sugestão: Loro (Egberto Gismonti, CD Circense).
Não se
esqueça que, para as crianças pequenas, o entorno simbólico é muito importante
para a atividade. Diga a eles que a sala vai se transformar numa grande
floresta e todos serão habitantes dela…
Todos os
bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar.
Primeiro
todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão…
Depois se
transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do corpo…
Logo serão
cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga…
Tatus-bola,
que com um movimento de abrir e fechar sua casca percorrerão a floresta…
Leões,
tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão…

Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a
floresta com pulos grandes e largos…

Passarinhos
que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com suas asas
enormes e bem abertas…

etapa 
Distribua
para as crianças os pedaços de tecido coloridos, um para cada um. É importante
que eles sejam leves e que produzam movimento ao serem agitados pelas crianças.
Deixe que elas explorem a sala manipulando os pedaços de tecido. Sugira que as
crianças pintem a sala com os tecidos, como se fossem pincéis. A sala toda tem
que ficar pintada o chão, as paredes, o teto. Diga às crianças que nenhum
pedaço da sala pode ficar sem pintar. Sugestão de música: Peixinhos do Mar
(Milton Nascimento, CD Sentinela).

etapa 
Sempre ao som
de uma música (por exemplo Fome Come, da Palavra Cantada, CD Canções de
Brincar), sugira uma brincadeira que as crianças adoram: peça que joguem os
tecidos para cima e a os peguem, a cada vez, com uma parte diferente do corpo:
·        
com a cabeça
·        
com a barriga
·        
com o braço
·        
com o cotovelo
·        
com os pés
·        
com as costas
·        
com o bumbum
·        
com as palmas das mãos etc.

etapa 
Para
terminar, um gostoso relaxamento. Sugestão de música: Palhaço (Egberto
Gismonti, CD Circense).
Organize as
crianças em duplas e ofereça a elas uma bolinha de algodão ou mesmo um rolinho
de pintura, como os usados nas atividades de Artes Visuais.
Enquanto uma criança fica deitada, a outra deve acariciar seu rosto e partes do
seu corpo com o algodão ou o rolinho. Isso deve ser feito com suavidade e
cuidado, e possibilita uma interação muito especial das crianças, que, assim,
cuidam umas das outras após uma atividade movimentada.

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